História de Vida: inclusão digital - texto reflexivo ilustrado



  Evolução Técno-científica - Tecnologia e Saúde



              O mundo digital para nós, possuí várias possibilidades, onde se pode encontrar lazer, notícias, compras, educação ou interagir com outras pessoas apenas com alguns cliques. A revolução técno-científica da rede mundial de computadores se tornou indispensável para toda a sociedade contemporânea, seja por modificar a cultura de uma geração como todo ou por fornecer uma forma fácil e rápida de interação entre pessoas.

              Estar conectado a rede se tornou uma necessidade para todos nós, como para qualquer pessoa que vivenciou a modificação cultural depois dos anos 2000. A acessibilidade as novas tecnologias era muito limitada, principalmente pelo alto valor monetário, retardando o uso da tecnologia nos países subdesenvolvidos, um forte exemplo são os países da África que a cada 10 pessoas 1,6 possuem acesso à internet, como podemos visualizar nas imagens 1 e 2. A solução viável foram LAN Houses que se espalharam pelo Brasil e foram o vetor inicial que possibilitou o acesso de baixo custo a rede mundial de computadores para milhões de brasileiros, abrindo um leque infinito de possibilidades que mudaram nosso modo de aprendizagem e comunicação.

               Hoje as novas tecnologias são muito mais acessíveis, o que possibilita a rápida viralização das mesmas. As tecnologias fomentam as novas pesquisas, os avanços na medicina, melhoramento das indústrias e campo, além de ditar o ritmo das interações sociais humanas. No esporte a tecnologia vem fazendo avanços significativos com a criação de próteses, análises de desempenho ou criação de equipamentos de proteção cada vez mais resistentes, são algumas das principais contribuições ao esporte. O mais atual dos exemplos é o uso da tecnologia no Futebol, a implementação de chips na bola e VAR (sigla em inglês de video assistant referee ou árbitro assistente de vídeo). Vale salientar que o futebol não foi o primeiro esporte a aderir ao uso de tecnologias, o que torna o esporte mais justo e competitivo.

               Desenvolver novas técnicas, são de suma importância para a evolução humana. Conciliar consumismo, consciência ecológica e saúde são as principais questões imediatas. O consumismo torna as pessoas alienadas, viciadas e longe de uma vida saudável. Esse descuido pode acarretar distúrbios comportamentais, principalmente pelo uso de tecnologias digitais. Quem nunca pensou que seu celular está vibrando? Esse é o reflexo da Nomophobia, abreviatura de "no-mobile phobia" (medo de ficar sem telefone), ansiedade que surge por não ter acesso ao uso de qualquer tecnologia de comunicação em um período de tempo relativo. Esses são fatores preocupantes para nós, o uso das TICs na vida das pessoas e na aprendizagem devem ser moderados e conscientes.

              Como futuros lecionadores de educação física temos a missão de conciliar e educar os jovens das próximas gerações a saberem utilizar as TICs de forma consciente, assim como elas nos servem de base para nosso aprendizado acadêmico. Apenas a educação resolverá o dilema do consumo, ecologia e saúde de forma eficiente, desse modo alunos poderão perpetuar os ensinamentos de forma a se conseguir uma consciência coletiva sobre o uso correto da tecnologia como um todo.




Desenho no Paint ilustrativo de nossas lembranças da Lan House! Bons Tempos! 

IMAGEM 1


IMAGEM 2













 Fontes:
https://www.paho.org/bra/
(Organização Pan-Americana da Saúde & Organização Mundial da Saúde)

Imagens:
http://paisemapuros.com.br/esporte-paralimpico/
Google Imagens (União internacional de Telecomunicações)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esportes pouco Conhecidos no Brasil: Tchoukball

Pesquisa Webgráfica em Teses, Dissertações e Periódicos da área de Educação Física - Atividades Rítmicas nas Aulas de Educação Física