Construção de Mapas Conceituais - Exergames nas Aulas de Educação Física


Exergames






          Os exergames são jogos que requerem a realização de algum exércicios físicos pelo usuário, sendo este dado por variadas formas, com variadas ações. Além da diversão que um jogo pode vir a trazer consigo, os exergames também cumprem uma importante função na sociedade, que é a união de jogos eletrônicos com exercícios físicos, algo que até então não havia, criando jogadores obesos. Isso cria uma gama de oportunidades para a utilização desse tipo de game nas aulas de Educação Física, pois jogos são conhecidos por estimular as pessoas a tentar superar as dificuldades impostas pelo jogo. Não só o estimulo e o incentivo à prática de exercício físico é trazido por esse tipo de game, como também o benefício à saúde tanto mental quanto física do praticante. Isso, quando posto no contexto das crianças e jovens atuais, ajuda a evitar a obesidade, a depressão, sedentarismo e desenvolver a coordenação motora e cognitiva de uma forma que entretenha. Há também outros contextos, como o da reabilitação, onde os exergames ajudam na recuperação de movimentos também de uma forma prazerosa. No contexto da Educação Física, ajuda tanto no plano de aula, quanto no estimulo à atividade física de forma divertida. Já no contexto da saúde corporal, ou "fitness", como é chamado, os exercícios físicos ajudam na perda de peso, principalmente para quem gosta de jogar. A obesidade também é combatida de forma prazerosa, visto que não são exercícios rígidos, ainda sendo algo que tem um objetivo final. Os exergames são vistos em consoles em geral, como o XBOX, usando o Kinect, o Nintendo Wii, usando o Wii Remote ou o PlayStation 3, usando o PlayStation Move junto do PlayStation Eye. A importância do movimento nos Exergames é a diminuição do sedentarismo, além de estimular os alunos à praticar atividades físicas, diminuindo consequentemente também, o índice de obesidade. Os Exergames podem ser usados como ferramenta para estímulo de atividades físicas, já que o caráter lúdico e prazeroso dos games em geral, é um fator a mais nesse incentivo, além de trabalhar questões motoras e cognitivas. Ao analisarmos um jogo escolhido pelo grupo, chamado Kinect Adventure, vemos alguns dados; os usuários estão entre jovens e crianças; a tecnologia envolvida é o XBOX Kinect e os movimentos exigidos no jogo são diversos, que vão desde tapar buracos com a mão, pular, defender bolas, entre outros, já que o jogo tem várias fases com diversas atividades para se fazer.




 Mapa Conceitual dos Exergames









 Fontes:

Criação do mapa conceitual: https://www.lucidchart.com

Imagens: https://www.google.com.br/imghp?hl=pt-PT

https://www.significados.com.br/mapa-conceitual/

http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/1017








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esportes pouco Conhecidos no Brasil: Tchoukball

Pesquisa Webgráfica em Teses, Dissertações e Periódicos da área de Educação Física - Atividades Rítmicas nas Aulas de Educação Física