Aula Usando Aplicativos
É constante e evidente o domínio dos smartphones nas escolas brasileiras, algumas tentam proibir o uso das tecnologias em contexto escolar. A educação deve utilizar a vontade de uso da tecnologia dos jovens a seu favor, buscando formas de fazer deste um meio de aprendizagem e interação, criando uma conexão entre escola, alunos e tecnologias. Assim criamos um plano de aula pensando nessa situação:
Perfil da escola: A escola deve ter acesso a rede wi-fi. Os alunos devem ter tablets ou smartphones em mãos.
Perfil dos alunos: Grupo de alunos que tenham interesse em tecnologia, aplicativos, jogos etc.
Idade: 11 a 17 anos, porém quanto mais novos forem instruídos a usar a tecnologia de forma que traga vantagem para seus desenvolvimentos é mais interessante.
Possíveis problemas: Alunos se distraírem com outros aplicativos; o aplicativo Quizmo Quiz Creator não tem tradução para o português.
Soluções: Passar a importância da tecnologia e como ela deve ser utilizada com sabedoria previamente, e evidenciar que se não usarem o aplicativo certo ficarão sem participar da dinâmica.
Prêmio: Usar algum tipo de premiação para quem participar ou obter mais pontos Ex. Chocolates.
Objetivos:
1º) Despertar o interesse da turma no tema que será estudado.
2°) Usar a tecnologia como vetor de educação.
3º) Checar conhecimentos preexistentes sobre tecnologia e educação física.
4º) Incentivar pesquisas sobre temas discutidos em sala, indicando fontes confiáveis.
Atividades:
1º) Eles irão instalar o aplicativo "Quizmo Quiz Creator"
2°) Durante o decorrer da dinâmicas, os alunos irão interagir e discutir sobre os erros.
3º) Eles irão baixar e jogar o quiz em equipes, usando como base às aulas anteriores, o objetivo e usar a internet para buscar respostas concretas quando tiverem dúvidas e compartilhar com os colegas os resultados finais do quiz.
4º)Todos devem apresentar suas conclusões em círculo.
O professor deve usar o aplicativo com o intuito de continuar ou sondar sobre o intendimento dos alunos sobre um time já disponibilizado ou que ainda irão abordar. Para isso deve-se seguir os seguintes passos:
1º) Baixar o aplicativo pelo link seguinte:
Link de download google Play:
>>> https://play.google.com/store/apps/details?id=edu.chalmers.quizcreator <<<
2º) Criar um questionário no Quizmo Quiz Creator!
- Criando o nome, nome padrão das questões e descrever a finalidade do quiz!
- Definir a pergunta, podendo ilustrar melhor incluindo imagens; em seguida já se define a pergunta correta e na sequência às demais perguntas a serem feitas incorretamente (Não se preocupe, o aplicativo sempre embaralha às perguntas) e em seguida salvar o quiz.
- Com o quiz já salvo, devemos importar (fazer o upload) do quiz clicando nesse ícone, que em seguida será fornecido o código de download do mesmo, este código deve ser disponibilizado para a turma. O nosso código gerado foi FEL-392.
- Fazemos o download clicando no ícone de importação (download) na tela inicial do aplicativo e em seguida inserimos o código (FEL-392) e clicamos no ícone novamente para finalizar.
- Logo teremos o quiz disponível para podermos começar o uso do mesmo de forma didática.
- No final do quiz às respostas em verde são corretas e as vermelhas são incorretas, assim o professor terá noção do entendimento do conteúdo estudado no quiz.
Fica evidente, portanto, que a tecnologia vem para agregar ferramentas de pesquisa e conhecimento, desperta a curiosidade dos jovens estudantes, quando usada de forma coerente, além de possibilitar uma discussão entre os jovens sobre a utilização correta da tecnologia em sala de aula.
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