Esportes pouco Conhecidos no Brasil: Tchoukball

Tchoukball

 História do Tchoukball:

Quem criou o Tchoukball?

O tchoukball nasceu das reflexões e pesquisas do Doutor Hermann Brandt, um eminente médico suíço, nascido na cidade de Genebra, que durante toda sua carreira cuidou de inúmeros atletas que se contundiam na prática de esporte. O Dr. Hermann Brandt, é de La Chaux-de-Fonds, mas ele se mudou para Genebra. Foi através de sua pesquisa sobre os efeitos das atividades físicas que a ideia do Tchoukball teve sua base. Brandt notou que muitos esportes produziram ferimentos chocantes que impediram que até os atletas mais duros participassem. Depois de discutir essas preocupações no livro "Da Educação Física ao Esporte Através da Biologia", o Dr. Brandt apresentou seu agora famoso artigo "Uma Crítica Científica dos Jogos em Equipe". Isso lhe rendeu o cobiçado "Prêmio Mundial Anual da FIEP" (Federação Internacional de Educação Física), sendo o primeiro presidente da Federação Internacional de Tchouball (FITB)

O que é o Tchoukball?

Dr Brandt explorou maneiras de construir o jogo de equipe perfeito, enquanto prestava atenção à sua principal preocupação de reduzir o prejuízo. A expressão prática de suas idéias, decorrente de seu estudo crítico dos jogos existentes, é o jogo que conhecemos como Tchoukball. Este nome estranho vem do som "tchouk" da bola que se recupera de um quadro de tchoukball. Brandt morreu em novembro de 1972, mas não antes de ver algumas de suas grandes esperanças concretizadas. A maioria dos jogos pode ser atribuída a origens humildes e períodos de desenvolvimento lento antes de se estabelecer como um esporte nacional e internacional. Tchoukball não é exceção. Demorou tempo e paciência para convencer as pessoas de que este jogo único é verdadeiramente um "Esporte para todos", mas agora todos os sinais indicam que a mensagem está a passar.

Regras do Tchoukball:

Dimensões da Quadra

As dimensões da quadra são: 40m x 20m ou 30m x 15m. As traves de remissão medem 1m x 1m com uma inclinação de 55º e possuem uma área na frente chamada de área proibída, que mede 3m.

Quantidade de Jogadores

Na quadra de 40m x 20m são 9 jogadores, sendo 12 no total. Na quadra de 30m x 15m são 7 jogadores, sendo 12 no total (normalmente o feminino é jogado nesta quadra).

Tempo de Duração

O tempo de duração das partidas é de 15 minutos. Entre esses 15 minutos, possuem dois intervalos de 5 minutos. Caso haja prorrogação, será jogado um tempo adicional de 5 minutos. Caso persista o empate, haverão 5 minutos conseguintes, até que haja um vencedor.

Bola

A bola usada é de handebol.

Ponto

Uma equipe faz ponto se:
-  Fazer a bola tocar na trave de remissão e ir ao solo da área de jogo.

Um jogador dá o ponto para equipe adversária se:
- Errar o quadro no momento do arremesso.
- A bola cair fora do terreno de jogo.
- A bola cair dentro da zona proibida.
- Pós remissão tocar no atacante.

Defesa

Uma equipe defende se:
- Não deixar a bola tocar no chão, evitando o ponto do adversário.

Faltas

Uma equipe faz falta se:
- Efetua mais de 03 passes com a posse da bola.
- Joga com os membros inferiores.
- Pisar fora dos limites do terreno.
- Intercepta um passe da outra equipe.
- Não pode quicar a bola.
- Obstrui o deslocamento do adversário.

Mercado de Trabalho:

É muito abrangente os locais onde este esporte pode ser praticado, sendo tanto na quadra, quando no campo ou na praia. Durante a década de 1980, Taiwan levou o tchoukball a um nível diferente, com investimentos substanciais tornando-se o terceiro esporte de Taiwan e produzindo consistentemente mais de 100 equipes para seus campeonatos nacionais. O país também sediou o primeiro torneio mundial de Tchoukball. A Suíça e a Grã-Bretanha, dois países fundadores do FITB (órgão regulador do jogo) cimentaram a presença internacional do Tchoubakll na Europa, e a Itália está desenvolvendo o jogo a um ritmo extremamente rápido. O FITB tem agora um número crescente de membros entusiastas. Voluntários que trabalham realizando coisas incríveis para promover e difundir Tchoukball em todo o mundo. O futuro do Tchoukball é brilhante, e a visão do Dr. Brandt de unir as nações através de um esporte pacífico e espetacular está agora mais próxima da realidade.


Slide do Seminário:




 

Referências Biblíográficas:

- http://www.tchoukball.esp.br/page.php?tipo=13 (Associação Brasileira de Tchoukball, ABTB, acesso em 13 de agosto 2018).
- https://sportsregras.com/tchoukball-historia-regras/ (Acesso em 15 de agosto de 2018).
- http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=94 (Acesso em 15 de agosto de 2018).
- http://www.tekokatu.com.br/ (Acesso em 15 de agosto de 2018).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa Webgráfica em Teses, Dissertações e Periódicos da área de Educação Física - Atividades Rítmicas nas Aulas de Educação Física